Opções de privacidade

A importância da transição de cuidados no tratamento da Insuficiência Renal: o caso do Papa Francisco

12 de março de 2025

Exames de sangue do Pontífice indicaram uma insuficiência leve dos rins que, segundo o Vaticano, está 'sob controle'

Por Bruna Esteves

Recentemente, o mundo voltou seus olhos para o estado de saúde do Papa Francisco, que, além de enfrentar uma pneumonia grave, apresentou sinais de insuficiência renal. O quadro, segundo o Vaticano, está sob controle, mas evidencia a fragilidade de pacientes idosos e a importância de uma abordagem especializada na recuperação.

O Papa Francisco, aos 88 anos, tem um histórico de desafios médicos que incluem problemas respiratórios e cirurgias anteriores, o que torna seu quadro ainda mais delicado. Sua saúde tem sido monitorada de perto, e qualquer intercorrência pode exigir intervenções rápidas e eficazes. A insuficiência renal detectada demonstra a necessidade de um acompanhamento médico contínuo, especialmente considerando seu papel como líder da Igreja Católica, que demanda energia e disposição física.

A insuficiência renal aguda é uma condição séria que compromete a capacidade dos rins em diversos aspectos desde a filtração de substâncias nocivas até a quantidade de água e sais do organismo. Seu desenvolvimento é comum em pacientes hospitalizados mediante agravamento de condições clínicas, especialmente naqueles portadores de fragilidade, com doenças preexistentes principalmente, quando submetidos a tratamentos intensivos como uso de medicamentos potencialmente agressivos aos rins. Para evitar complicações piores, como a necessidade de diálise, um plano de cuidados com foco específico em desfecho e avaliação criteriosa das medicações no contexto de fragilidade podem ser essenciais.

Nesses casos, uma clínica de transição como a Suntor desempenha um papel essencial no tratamento médico e multidisciplinar com foco referido e avaliação de reabilitação quando indicada para resgate de funcionalidade tão comumente perdido nesse contexto. O período entre a alta hospitalar e o retorno à rotina exige um ambiente estruturado, com suporte de plano de cuidados individualizado e monitoramento contínuo. Com uma equipe altamente qualificada e um ambiente preparado para atender às necessidades específicas de cada paciente, a Suntor se destaca como referência em cuidado de transição. Nossa missão é proporcionar conforto, segurança e eficiência na recuperação, permitindo que pacientes e familiares tenham tranquilidade durante esse momento delicado.

Sobre a Suntor

A Suntor é uma clínica de transição especializada no atendimento de pacientes que necessitam de suporte clínico e reabilitação físico-funcional antes do retorno ao ambiente domiciliar. A Suntor é um segmento da Rede Paulo de Tarso e segue um modelo de atendimento alinhado aos padrões internacionais de assistência, além de novidades relacionadas à reabilitação e transição de cuidados. A Suntor traz a expertise de mais de 45 anos da Rede Paulo de Tarso e se posiciona como um centro de referência em cuidados especializados em reabilitação. Em uma área com quase 6.000 metros quadrados e uma localização estratégica e privilegiada de Belo Horizonte




Compartilhe

Assine nossa newsletter

    Rua Wilson Rocha Lima, 80
    Santa Lúcia, Belo Horizonte - MG | CEP 30494-460

    Converse pelo whatsapp

      linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram